Brasil Progresso

Início » Absurdos do Brasil » Quando a mídia ajuda denegrir a mulher brasileira

Quando a mídia ajuda denegrir a mulher brasileira

Arquivos

Categorias

Brasil Progresso – As mulheres brasileiras são vistas como peças de carnes a serem apreciadas e degustadas pelos homens libertinos. Em redes sociais ou de sites sobre famosos celebridades, que usam seus corpos como o único meio de sobrevivência,  as mensagens deixadas pelos internautas são as mais grosseiras possíveis.

Não é assunto recente o fato de a mulher brasileira ser considerada promíscua. Os gringos que chegam ao Brasil, não todos, consideram as mulheres brasileiras “fáceis”, ou seja, uma noite e nada mais.

 

image

Exemplar de cartão-postal dos anos 90 que valorizava as curvas da mulher carioca. Estas, caminhavam na Praia de Ipanema. Em 2005 o estado proibiu a comercialização desse tipo de recordação, que acabou sumindo das bancas. Foto: Reprodução/Acervo de Fernando da França Leite

Os antigos cartões-postais [décadas 1980 e 1990] tinham mulheres brasileiras, mas todas mostrando as nádegas, enquanto a paisagem em si era menos enfatizada. Em 2009, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região ordenou a retirada de circulação do guia turístico “Rio for Partiers” (Rio para festeiros).  O guia trazia a característica da mulher brasileira: “popozudas” e  “máquinas de sexo”. Em 2005 foi criado projeto de lei sobre a proibição de divulgar catão-postal com mulher trajando biquíni.

Mas a vulgarização da mulher brasileira não fica somente nos cartões-postais. Em programas televisivos, com cenas degradantes, mulheres brasileiras são submetidas – e se deixam submeter – as mais horrorosas e cruéis provas. Em um vídeo produzido pela apresentadora britânica Daisy Donovan, a própria apresentadora se estarrece com cenas degradantes (para a cultura dela) onde mulheres brasileiras são submetidas ao vexame. Uma ex-integrante de programa televisivo brasileiro conta a Daisy que se submeteu a várias humilhações para conseguir status na mídia.

Enquanto as feministas lutam para manter uma imagem positiva da mulher brasileira, como respeito, inteligência e capacidade, algumas mulheres, que fazem de tudo pelo sucesso na televisão, não se preocupam com suas atuações impingem e perpetuam a imagem da mulher brasileira como se fossem “burras” e “máquinas de sexo” – nádegas e nada mais.

Enquanto centenas de milhares de mulheres são espancadas por homens trogloditas, pois estes se acham donos das mulheres ou seres superiores a elas, os programas televisivos que colocam a figura da mulher como mera peça de carne [nádegas] colaboram e perpetuam no inconsciente coletivo [masculino] a usurpação dos direitos e da dignidade da mulher.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution Non-commercial No Derivatives license.Permissões além do escopo desta licença Creative Commods 3.0 podem estar disponíveis em: http://transitoescola.net A cópia é permitida desde que cite este site / blog (colocar URL). A não ser de fontes replicadas, que podem ser modificadas, comercializadas, de acordo com suas respectivas licenças.

5 Comentários

  1. […] Towns OLX LimeLightDaily Popsugar BrasilprogressoPinterest SantaDeluxe (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]

  2. […] Towns OLX LimeLightDaily Popsugar BrasilprogressoPinterest SantaDeluxe (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]

  3. […] Towns OLX LimeLightDaily Popsugar BrasilprogressoPinterest SantaDeluxe (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]

  4. […] Towns OLX LimeLightDaily Popsugar BrasilprogressoPinterest SantaDeluxe (adsbygoogle = window.adsbygoogle || […]

  5. […] Imagens Daibags Mark Towns OLX LimeLightDaily Popsugar Brasilprogresso PinterestSantaDeluxe […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Posts

julho 2014
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
%d blogueiros gostam disto: